Desde de 2005, o governo do Estado de São Paulo havia retirado o direito dos/das estudantes de pós-graduação à meia passagem em ônibus intermunicipal, ao emitir a portaria de número 12/2005 que não considerava mais @s pós-graduand@s como estudantes.  Desde então muitas iniciativas por parte de diversas APGs do Estado tem buscado reaver este direito, com destaque para a APG CENA USP Piracicaba, que levou a questão à comissão de transportes da Assembleia Legislativa. Esta emitiu parecer manifestando a ilegalidade da portaria que contrariava um decreto estadual emitido anos antes.

Há algumas semanas atrás, no dia 24 de abril, a partir de uma vitória judicial, foi publicada no diário oficial do Estado de São Paulo  nota sobre a obrigatoriedade do direito à meia-passagem.aos/as pós-graduand@s(clique aqui para vera publicação). Assim, a mobilização dos estudantes de pós-graduação através de suas APGs nos últimos anos nos mostra mais uma vez sua eficácia, demonstrando a importância de participar na luta pelos nossos direitos. Agora é fundamental continuarmos lutando para conseguir esse direito para @s pós-graduand@s de todo o país.

Os interessados em retirar a carteirinha para o pagamento de meia-passagem devem pedir um formulário no guichê das empresas de ônibus e instruções sobre a documentação necessária. Em breve divulgaremos mais informações.

Parabéns pós-graduand@s por mais essa vitória!!!

Last Updated (Wednesday, 16 June 2010 14:08)